Minha pele é muito oleosa, como eu sei que não é só eu que sofro desse mal vou trazer algumas dicas de como deixar ela menos oleosa.
A seguidora do meu Instagram Kézia Cristiane, me pediu essas dicas já algum tempo, mas antes tarde do que nunca.
Meu dermatologista Dr. Lucas Azevedo me disse em uma de nossas consultas que existe o bom e o ruim da pele oleosa, o ruim é o incômodo que a oleosidade nos traz, além dos cravos e espinhas. Mas como tudo que é “ruim” tem um lado bom, a pele oleosa tende a ser mais grossa, por isso é até resistente e demora para ter mais rugas ou linhas de expressão. E aí vem o lado ruim de novo, quando essas linhas aparecem costumam ser mais profundas. O melhor é prevenir então, a pele oleosa precisa de mais cuidados do que os outros tipos de pele. No meu caso (meu tipo de pele) foi indicado por ele o ácido glicólico para prevenção ao envelhecimento da minha pele.
o Ácido Glicólico é um alfahidroxiácido, derivado da cana de açúcar e de vegetais doces. É um ácido incolor e sem cheiro, muito usado em produtos rejuvenescedores para a pele. “Possui a capacidade de esfoliar a pele sem descamar, clareá-la e de estimular síntese de colágeno na derme, evitando ou retardando o seu envelhecimento. Pode tornar a pele mais fina, sedosa, clara e ainda reduzir as cicatrizes de acne”.
Ele também me indicou um sabonete específico para pele oleosa, use sabonetes que são a base de ácido salicílico, eles melhoram o aspecto da pele e também limpam o excesso de óleo. Use somente 2 ou 3 vezes por dia. Nunca limpe mais do que isso, pois ao invés da pele ficar limpinha e sequinha como eu desejo, posso causar um feito rebote, quanto mais você esfregar ou lavar, a pele vai “se defender” produzindo ainda mais óleo! Atenção: não use sabonete de corpo em seu rosto, eles contêm composições diferentes em suas fórmulas e, pois, deixar sua pele do seu rosto bem oleosa.
Esfoliar o rosto também é bem importante, a esfoliação irá retirar todas as células que estão ali mortas, a principal ação de uma esfoliação facial – é extremamente importante porque elimina, em simultâneo, todas as impurezas que bloqueiam os poros, devolvendo à pele o seu aspecto natural. Além disso, uma esfoliação regular é essencial para permitir que a pele do rosto possa absorver eficazmente todos os cremes que integram o ritual de beleza diário. É um procedimento que deve ser feito a noite, para que a pele tenha um tempo para de recompor. Existe o produto e a forma correta para cada tipo de pele.
Os benefícios da esfoliação facial são quase imediatos e traduzem-se numa pele resplandecente, mas não só:
- Melhora visivelmente a textura da pele, tornando-a mais suave, vibrante e atrativa.
- Facilita a correta absorção dos cosméticos e cremes utilizados diariamente/semanalmente no rosto/pescoço.
- Combate o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
- Atenua as rugas e linhas de expressão existentes.
- Remove as células mortas que o organismo expeliu.
- Desobstrui os poros, limpando-os em profundidade.
- Combate o aparecimento de acne (pontos negros, pontos brancos) e outras condições dermatológicas.
- Mantém a pele do rosto/pescoço saudável.
Pela manhã, ao acordar, sua pele está descansada e sem sujeira, vai ter apenas aquela produção de óleo e vestígios dos produtos que você usou antes de dormir (o ácido ou creme). Por isso, basta usar um sabonete de limpeza específico para seu tipo de pele e pronto.
A noite a limpeza pede um cuidado reforçado devido a poluição diária, sujeira, excesso de óleo e acúmulo de filtro solar ou maquiagem, isso não sai facilmente da pele apenas com uma lavagem. Lave com sabonete e repita o procedimento, complete com uma loção de limpeza ou tônica. Use seu hidratante ou ácido.
Use sempre protetor solar, claro, de preferência os de FPS30 e Oill Free. Os protetores solares com fatores de proteção acima de 30 costumam ter um oleozinho em sua composição.
Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto. As glândulas sebáceas produzem mais sebo e deixam os poros dilatados. Eles ficam maiores porque não conseguem se livrar do excesso de secreção. Isso acontece com pessoas fumantes também.
Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acnes.
A melhor forma de prevenir o surgimento de poros dilatados é através da higienização adequada do rosto, aliado ao uso de produtos próprios para a pele oleosa. É preciso investir em dermocosméticos específicos para a limpeza. Uma boa alternativa são os que contêm os ácidos salicílico e/ou glicólico. Outros produtos também são úteis para o tratamento do quadro, como os que possuem ácido retinoico; assim como a água termal gelada e os esfoliantes.
Lave o rosto sempre com água fria, se preferir depois de toda limpeza passe soro fisiológico gelado com a ajuda de algodão.
O primer facial melhora a aparência dos poros dilatados de peles mistas/oleosas. Ele reduz imperfeições da pele quando usado antes da maquiagem e proporciona textura aveludada e acabamento perfeito. Prolonga o efeito da make e absorve as secreções naturais formando um filme protetor e mantendo a umidade (efeito hidratante).
Existem outros tipos de tratamento para poros dilatados. Sempre procure um dermatologista antes de qualquer procedimento.
No próximo falarei sobre Peles Secas e os cuidados.